Dia da Terra

Olá! Hoje, dia 22 de Abril temos uma data especial, é o 40º Aniversário do Dia da Terra(Planeta), e vários canais irão comemorar como o Disney Channel e o Cartoon Network que estão fazendo várias propragandas, hoje também é muito importante proteger a Terra, como reciclar; também tratar muito bem as plantas; poupar energia, e é por isso que hoje também se vai apagar as luzes exactamente às 20:30 durante 60 segundos!

 

Hoje também vou falar de um ser vivo, mas não vai ser um animal, mas sim uma planta, uma planta rara!

 

Neem:

 

Neem (Azadirachta indica) é o nome de uma árvore da família Meliaceae, única no seu género botânico. O seu nome científico faz referência à sua origem, a Índia.

É uma planta que pertence à família do mogno e do cedro. São árvores de grande porte, podendo atingir até 30m de altura e 2,5m de diâmetro. Nativa de todo o subcontinente indiano e resistente a seca. Além de fornecer madeira, é muito conhecida por suas propriedades medicinais e terapêuticas encontradas nas sementes, folhas e casca. Popularmente é bastante utilizada na agricultura, no combate a lagartas e pragas como nematóides, fungos e bactérias. Na indústria farmacêutica é utilizada na fabricação de produtos de higiene e limpeza.

Também conhecida como Nim ou Amargosa, é uma árvore "multiuso" ou "pau para toda a obra", já que tem um conjunto não despiciendo de utilidades. As suas folhas, frutos, sementes, casca e madeira têm diversas aplicações, tanto como fonte de materiais usados pela medicina,veterinária, cosmética, como na produção de adubos e no controlo de pragas. Nesse último quesito, tem chamado a atenção por ser excelente no controle biológico de diversas pragas e doenças que atacam plantas e animais no campo. No Brasil seus estudos ja apresentaram resultados positivos principalmente contra nematóide do cisto da soja e contra mosca das frutas. Estes trabalhos foram publicados pela Universidade Federal de Viçosa através Laboratório de pesquisas naturais LPPN com os pesquisadores Gulab Jhan e Augusto César.

A pasta resultante da prensagem das sementes de nim vem se mostrando um adubo orgânico promissor, desde que misturado a outras fontes mais solúveis de nitrogênio. Essa ressalva é válida porque, sendo antimicrobial, a torta de nim reduz a população de bactérias nitrificadoras (que captam o nitrogênio do ar e o disponibilizam para a planta): apenas cerca de 56% do nitrogênio livre é processado pelos microorganismos do solo, após a colocação da pasta de nim. Por retardar o processo que disponibiliza o nitrogênio no solo, o uso da pasta de nim está sendo recomendado para ser misturada com fontes de nitrogênio altamente solúveis, como os fertilizantes sintéticos utilizados na agricultura convencional, diminuindo as perdas de nitrogênio pelo ar ou pelo escorrimento juntamente com as águas no interior ou na superfície dos solos. Entretanto, o uso desse material na agricultura orgânica, que se vale de adubos orgânicos pouco solúveis não é recomendado, visto que o mesmo retarda o processo de disponibilização de nitrogênio que já ocorre de forma equilibrada e numa velocidade menor que em sistemas convencionais.

 

Azadirachta indica

Publicado por Bruno Moreira às 23:21 | link do post | comentar